O governo vai decidir em Fevereiro como e quando vai implementar o novo mapa judiciário em 36 comarcas do país, depois de avaliar os relatórios feitos pelos responsáveis das três comarcas-piloto, a funcionar desde Abril de 2009.
O novo mapa judiciário converte as actuais 231 comarcas em 39, tendo começado nas três comarcas-piloto do Alentejo-Litoral, Baixo-Vouga e Grande Lisboa-Noroeste.
O secretário de Estado da Justiça, João Correia, reuniu-se hoje, em Lisboa, os juízes presidentes das novas comarcas-piloto, tendo-lhes pedido um relatório pormenorizado, que será apresentado até ao final de Janeiro.
«Até ao final de Janeiro vamos fazer uma análise rigorosa sobre o novo mapa judiciário para no dia 1 de Setembro optarmos por entre avançar ou não com o novo mapa totalmente ou de forma parcial», disse João Correia no final da reunião.
Contudo, garantiu, «o modelo de comarca vai permanecer», estando em causa nesta avaliação «os prazos e o modelo organizativo da concretização do mapa». In Diário Digital


Últimos artigos por Carlos Canaes (ver todos)
- Dispensa de leitura em Audiência de Julgamento de Declarações para Memória Futura - 21 de Novembro de 2017
- A valoração dos antecedentes criminais na determinação da medida da pena - 17 de Abril de 2017
- Escrita jurídica. Reflexões de um purista - 7 de Janeiro de 2017
Comentar o artigo