A expressão “pro bono” significa “pelo bem”.
O trabalho jurídico realizado junto de cidadãos ou comunidades com meios limitados é assumida e praticada como parte integrante da responsabilidade social e pessoal de cada um dos advogados, na assunção de defesas oficiosos e na consulta jurídica no quadro da Ordem dos Advogados, no apoio a instituições de mérito reconhecido ao serviço bem público, no patrocínio jurídico a cidadãos em causas que envolvam violação de direitos liberdades e garantias.
Nos últimos anos o escritório tem estado envolvido num crescente número de atividades Pro Bono, através da prestação de serviços jurídicos a diversas instituições e organizações que apoiam pessoas carenciadas ou marginalizadas ou que desenvolvem uma ação social, cultural ou educacional relevante, designadamente as seguintes:
A Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama é uma IPSS desde Junho 1999, sem fins lucrativos, no âmbito da Saúde e da Solidariedade Social. Foi criada em 1998 por um grupo inter-disciplinar de voluntários profissionais ligados à problemática da patologia mamária e ginecológica.
Conta com uma equipa de 46 voluntários profissionais, primordialmente do IPOLFG, que prestam cuidados de saúde especializados nas respectivas valências:
Consultas Médicas de cirurgia geral, reconstrução/plástica, ginecologia, fisiatria e medicina interna
Atendimento personalizado de Enfermagem
Centro Especializado em Fisioterapia Oncológica, galardoado pelo Fórum Hospital Futuro/Ministério da Saúde com o Premio de Boas Praticas em Saúde na categoria Serviço Privado: Acessibilidade e Atendimento
Apoio Psicológico (terapia individual e familiar) e grupo de auto-ajuda
Aconselhamento Nutrição
“Sorrir na Educação” é o nome de um projecto que reflecte a nossa preocupação e necessidade de intervenção social.
Organizado pela Clinica da Educação – instituição especializada em dificuldades de aprendizagem dirigida pelo Dr. Renato Paiva-, o projecto surgiu sob a forma de uma gala que juntou no Teatro São Luiz em Lisboa, no dia 23 de Novembro de 2010, caras conhecidas dos mundos da música, dança, televisão, desporto, teatro e da comédia. Ver fotos aqui.
A parceria com o projecto destinou-se a entregar donativos a dez instrituições sociais e com projecto educativos relevantes, ajudando a viabilizar diferentes parcerias na área da educação para crianças e adultos.
As causas apoiadas encontra-se elencadas nesta página.
A Associação Cultural Gato que Ladra é constituída por um grupo de criativos maioritariamente pertencentes à geração entre 1974 e 1978 decididos a contribuir de forma marcante para o panorama artístico português, não só no seu território mas além fronteiras.
Um grupo de criadores que acredita fortemente na importância da formação artística de criativos e na sensibilização artística da sociedade envolvente, tentando demonstrar com as suas actividades que a arte é um bem necessário e que pode servir a sociedade em geral, tornando-se assim um “produto” a investir.
Desde 2004 que têm traçado um caminho com a encenação de textos originais e criação de novas dramaturgias de autores contemporâneos e na formação com um projecto que apoiamos de ensino do teatro a crianças chamado Crescer Teatrando.
A Comissão de Moradores do Bairro dos Bacalhoeiros é um grupo local que se reuniu em defesa de uma causa justa. A maior de todas: a defesa e preservação da sua habitação contra a especulação imobiliária. Humildes e corajosos estes habitantes da freguesia da Costa de Caparica preservaram na defesa dos vizinhos e amigos com um modesto contributo de que nos orgulhamos.